top of page

ACESSIBILIDADE
 

Queremos que todos os que visitam o site da Adesca se sintam bem-vindos e considerem a experiência satisfatória.

A Adesca está comprometida em garantir a acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Estamos melhorando continuamente a experiência do usuário para todos e aplicando os padrões relevantes de acessibilidade.

TECLAS DE ATALHO
 

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, ele ativa o Alto Contraste.
Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do rodapé.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

 

Para nos ajudar a tornar o site da Adesca um lugar positivo para todos, usamos as Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web (WCAG) 2.0.

 

Essas diretrizes, desenvolvidas pelo w3c, explicam como tornar o conteúdo da web mais acessível para pessoas com deficiências e de fácil utilização para todos. As diretrizes possuem três níveis de acessibilidade (A, AA e AAA).

 

Já estamos no nível A, mas escolhemos o nível AA como o alvo do site da Adesca.

 

Para atingir este nível de acessibilidade iniciamos com uma revisão completa dos códigos do site, passando-os por validadores e reduzindo os erros ao mínimo possível.

 

Revisamos todas as cores usadas no site, especialmente em textos pequenos ou com dificuldade de contraste e alteramos estas cores para atender o nível AA de acessibilidade.

 

Nos textos brancos sobre imagens desenvolvemos ferramentas para mudar a tonalidade da imagem quando a leitura do texto pode ser comprometida.

 

Revisamos toda a estrutura de código do site permitindo o uso de navegação com a tecla Tab, usada por pessoas com dificuldades motoras e por leitores de tela para deficientes visuais.

 

Mudamos o padrão de apresentação de todos os posts do site para evitar conteúdo sobreposto à página de origem, facilitando o entendimento por parte dos leitores de tela e da navegação tabular.

 

Identificamos adequadamente as principais regiões de conteúdo, especialmente nas páginas mais complexas do site.


COMO ESTAMOS INDO?
 

Estamos trabalhando muito para atingir nossa meta de acessibilidade de nível AA, mas percebemos que há algumas áreas que ainda precisam ser melhoradas.

 

As informações a seguir explicam o que estamos fazendo para que isso aconteça.


CONTEÚDO NÃO TEXTUAL
Estamos em um processo de revisão das imagens do site para incluir Textos alternativos em todas as imagens que ainda não o tem.


INFORMAÇÕES E RELAÇÕES
As informações, a estrutura e as relações transmitidas através da apresentação podem ser determinadas de forma programática ou estão disponíveis no texto.

 

Estamos trabalhando para conformidade deste ponto trazendo todas as informações importantes para o usuário na forma de texto. Vamos eliminar todas as imagens que contém textos explicativos (cartazes ou documentos em formato de imagem) e substituí-los por textos.


DEIXE-NOS SABER O QUE VOCÊ PENSA
Se você gostou de usar o site da Adesca, ou se teve problemas com qualquer parte dele, por favor entre em contato. Gostaríamos de ouvir você da seguintes maneira:

 

Envie um e-mail para adesca@terra.com.br

logotipo da associação desportiva caxiense - adesca
bottom of page